quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Como seria o mundo sem você?


Embora não seja muito conhecido aqui no Brasil, há um clássico hollywoodiano que é repetido à exaustão nos EUA nesta época de Natal. O nome do filme é "A felicidade não se compra" (1946) do grande diretor Frank Capra. Mesmo para os que não gostam de filmes tão velhinhos, eu dou a dica: vale a pena. Frank Capra dirigia para as massas; foi o diretor-símbolo de uma época muito triste e difícil para os americanos (a chamada Grande Depressão, pós crise de 1929). Suas estórias sempre trazem uma mensagem de otimismo e esperança, mesmo quando as coisas não estão tão bem. "A felicidade não se compra" ("It's a wonderful life)" é estrelado por James Stewart ( o Tom Hanks da época), um cara comum, que em nada lembrava os grandes galãs da era dourada. Ele é George Baileys, um pai de família que está enrolado com alguns problemas e pensa em suicidar-se no dia do Natal. Um anjo então é enviado a Terra para refletir junto com ele se esta é a melhor forma de resolver os problemas. Ele relembra com George vários momentos de sua vida e o estimula a pensar como seria a sua pequena cidade se ele nunca tivesse existido. George consegue perceber o quanto ele foi importante, sem se dar conta. É uma boa reflexão.

Aliás, você já pensou sobre isso? Como seria o mundo se você não tivesse nascido? Em tempos como os nossos, em que tudo se torna tão efêmero e esquecível, e que não temos sequer um momento para elaborar nossos lutos, é algo para se pensar...
* publicado originalmente no meu antigo blog (endereço ao lado)

3 comentários:

Renatus Pub disse...

Ola Mocinha.

Feliz natal primeiramente!!!

como está tudo?

pensei, e vejo como está tudo muito rapido atualmente, é incrivel como nós seres humanos deixamos de pensar no micro e pensamos apenas no macro, quando se tem uma visão do todo, deixamos de lado a visão daquilo que realmente faz diferença, é como um motor, nos acostumamos a pensar, nossa que motor potente, mas deixamos de lado o grande conjunto de parafusos e engrenagens que ajudo tudo aquilo a funcionar, acho que assim somos nós, pensamos sempre no que aconteceu e foi realizado de maneira grande mas esquecemos que todos nós temos nossa parcela seja ela grande ou pequena.

P.s.: Muito tempo que não vejo sua mãe, como ela tem andando?


um bjo para srta e forças sempre

Dedinhos Nervosos disse...

Nossa, já estive com esse filme nas mãos e deixei passar. Na verdade, eu fiquei bem interessada, mas estava na TPM e fiquei com medo de chorar até desidratar. Vou deixar pra ver ano que vem. Valeu pela dica!
Um Feliz 2009 pra vc, com tudo de melhor pra sua vida.
Bjos!

Letícia disse...

Renato:
Minha mãe está bem, talvez no ano que vem volte a dar aulas.

Dedinhos:

Assista! Feliz 2009 pra você também!

Bjos