terça-feira, 5 de julho de 2011

Vida deveria ter trilha sonora?

Diana Corso, uma psicanalista de quem gosto muito por tudo o que já escreveu, é agora colaboradora da revista "Vida Simples" (excelente publicação, mas que, a despeito do nome, é bem carinha...rs). No artigo deste mês de Julho, discorreu ela sobre os aspectos inconscientes das músicas que nos invadem a mente sem mais nem menos. Escreveu lindamente sobre uma música que repetidas vezes lhe vinha e que, ao prestar atenção, percebeu que tinha muito a ver com os sentimentos vividos no momento.
No (quase) finado orkut havia uma comunidade muito bacana (aliás, um dia participar de comunidades do orkut já foi bem bacana...rs) chamada "Vida deveria ter trilha sonora". Eu diria, fazendo coro com Diana Corso que, não só deveria, como já tem. No entanto, depois do artigo dela, resolvi ouvir melhor a minha trilha.

As músicas que invadem a minha mente (ao acordar, na clínica, nos momentos mais bizarros) são, invariavelmente, bregas. E como todo brega, são dramáticas.

Há mais ou menos um mês, era uma música do Zezé e Luciano "Muda de vida". Eu nem conhecia a música direito, tive que pesquisar. A música fala de uma pessoa que manda um recado a um alguém: "Muda de vida ou vai me perder, seja comigo o que sou com você. Você está perdida e não sabe o que quer. Muda de vida!!". Não levei ao pé da letra, mas fez sentido no momento em que vivia, ansiosa por uma mudança (inclusive de casa, veja só). A voz de Zezé era imperativa o dia todo e gritava nos meus ouvidos "Muda de vida!!". Detalhe: eu tenho pavor de Zezé di Camargo e Luciano.
MUDA DE VIDAAAAAAA!!!

Ao término de relacionamentos sofridos, a trilha piora. Vai de KLB a Leandro e Leonardo (por que sertanejos, meu Deus, por quê???). A mais recorrente é "que estou morrendo, morrendo por dentro... é tanta saudade morando em meu peito (...)". Às vezes a língua muda e os sucessos são internacionais, mas a breguice continua. Que tal acordar com Bonnie Tyler: "and I need you tonight, and I need you more than ever"? "Total eclipse of the heart" gritada às sete da manhã. E taí uma música para cantar gritando. Assim como "I wanna a hero", variação igualmente gritada da mesma cantora.

Uma conclusão bem grosseira é a óbvia. Sou hiperbólica com os meus afetos, ainda que não os demonstre tanto assim. Minha trilha sonora escolhida inconscientemente a dedo me mostra isso. Não acordo jamais com uma música do Chico Buarque. No entanto, me intriga a última música insistente que me perseguiu dia desses. Estava na melancólica cidade de Praga e de repente:

"Tira a calça jeans, bota um fio dental, morena você é tão sensual"
Recuso-me, terminantemente, a tentar interpretar. E, pelamor de Deus, Zezé di Camargo até vai, mas "Os morenos"?



Escrevi também sobre trilhas sonoras (e o brega) aqui: http://letrasdelets.blogspot.com/2009/09/ja-fui-inumeras-festas-do-cafona-ou.html

4 comentários:

Claudia disse...

Hahahah... e vc estava tão elegante em Praga!!! Judiação. Malditos morenos!!
Lê, eu tenho 3 músicas que SEMPRE me vem à cabeça há anos. Já tentei destrinchar as razões inconscientes delas estarem lá mas NUNCA consegui. Vou pesquisar as letras com cuidado. Quem sabe lá está a chave do mistério, gritando no meus ouvidos estes anos todos! Depois te conto. Beijos e estava com saudades do seu blog que eu amo de paixão.

Melissa Estevam disse...

Lê!!!!!

A minha música seria Loca da Shakira....Mas passaria em muitos momentos várias sertanejas(vai explicar...rsrsrs....)Tentei te esquecer do Mato Grosso e Mathias.....ou a fatídica Vou Chorar do Leonardo e Leonardo......(ai meu Deus)....queria acordar lembrando Beatles....Mas sempre são com coisas populares que me identifico.......


Adorei o texto.....

bjs

Letícia disse...

Claudinha, que bom que voltou. Eu sou uma blogueira bissexta; já fui mais assídua em outros tempos. Qto à breguice, se vc se lembra de mim nos tempos de faculdade, sabe que ela me acompanha já há muito.

Meeeeeeeee, aparece mais por aqui.

Beijos grandes, meninas!

Marcia Cardoso disse...

Letícia do céu...que música pra ficar na sua cabeça em plena Europa !!!
Os morenos ?? essa você desenterrou legal.Não me lembrava desse teu gosto pelo pagode...rs.
A breguice faz parte.
Sidney Magal...amo, só ver o vídeo que postei no blog cantando a plenos pulmões "o meu sangue ferve por você".
Quer coisa mais desopilante que isso ?!!!
A minha vida sempre teve trilha sonora, mas ela é tão eclética e vai de samba a rock, de mpb à funk num piscar de olhos.
Beijokas