domingo, 14 de dezembro de 2008

Bentinho e o Dick Vigarista


Diogo Mainardi, colunista da Veja, por vezes me parece um adolescente querendo aceitação através da polêmica. No entanto, não posso deixar de concordar com ele em sua coluna de hoje:


"A série Capitu tem um aspecto circense. É Machado de Assis encenado por Orlando Orfei. É Bentinho imitando Arrelia no picadeiro de Fausto Silva: "Como vai, como vai, vai, vai? Eu vou bem, muito bem, bem, bem". Luiz Fernando Carvalho usa uma linguagem grotesca, afetada, espalhafatosa, cheia de contorcionismos e de malabarismos. Machado de Assis é o oposto. No livro Dom Casmurro, o relato de Bentinho é espantosamente seco e desencantado. Ele narra sua história apenas para combater o tédio: sem drama, sem sentimentalismo, sem teatralidade. Quando Bentinho descobre que o filho bastardo de Capitu com Escobar morreu de febre tifóide, ele comenta simplesmente: ´Apesar de tudo, jantei bem e fui ao teatro`".


Taí o verdadeiro problema das adaptações para a telinha (ou telona) de obras máximas da literatura. É sempre uma leitura do diretor que pode ser boa, mas não era a sua. E a sua é sempre melhor. Assim com o Bentinho de Diogo Mainardi, o da minha imaginação, com certeza, não se assemelhava em nada com o Dick Vigarista.

3 comentários:

Renatus Pub disse...

hahahahaha

Acho que a arte se modifica com o passar dos tempos, alias não acho tenho total certeza de tal evolução ou devo dizer que isso não é evolução, mas sim interpretação de quem a faz. Infelizmente não acompanhei essa façanha da Tv global que vive cagando e sentando em cima, acho que pegar uma obra de machado e transformar em série ou qualquer outra coisa, requer sensibilidade, mas infelizmente nem sempre se tem isso, mas também requer muita ousadia, pq pode ser sucesso ou apenas mais uma M***&* televisiva.
Mas como dizem a regra é quebrar o foco, transformar e inovar, dar sua cara e para isso vale tudo até focalizar o fundo ou quebrar a narrativa.

é arte, por mais ruim que possa ficar sempre será arte, se até a arte pipoca pode ser chamada de arte...kkkkkkkkkkkkkkk

viva ao drama e se vista de comédia.

sdd de passar por aqui.

Bjos menina e boas vibes sempre.

Letícia disse...

Renato, eu nem achei a adaptação ruim, só não foi a MINHA...rs... Eu gosto do Luís Fernando Carvalho, mas o Bentinho dele não é o MEU Bentinho. Obras primas são meio complicadas para adaptação; para serem boas, precisam ser outras obras primas, o que é quase impossível.

Bjo, volte sempre

Anônimo disse...

diogo mainardi... brrrr +_+

mas... nem todas as adaptações são "infelizes". a que o guel arraes fez - e pensando bem, tudo que leva seu toque tem invariavelmente a mesma cara, mal do qual padece tim burton - para "o alienista" foi muito divertida.