domingo, 27 de julho de 2008

Amor em cinco tempos...


Tinha ouvido falar no filme há algum tempo. "Amor em cinco tempos" (5 x2) é um filme francês de 2004. Apesar do título meigo em português, e matemático no original (cinco momentos vividos por duas pessoas), o filme é um soco no estômago, do início ao fim.

O enredo trata da história de um casal, contada de trás para diante, do divórcio doloroso ao momento em que se conhecem, em uma idílica praia da Itália. O final, no entanto, não é feliz, apesar de assim ser a última cena. Na França, me parece, há uma versão alternativa em que o filme é mostrado na ordem cronológica, mas talvez não tenha o mesmo efeito.

As cinco cenas da vida do casal são mostradas de forma que você pressinta o que fez, afinal, com que aquela relação se acabasse. Um momento ruim, crises, uma palavra (mal) dita em um mau momento. O que muito me chamou a atenção foi o olhar da atriz Valeria Bruni Tedeschi, a Marion. Do extremamente melancólico à euforia do apaixonamento.

Impossível não assisti-lo e não pensar nas desventuras de nossas relações afetivas, suas dores e neuroses. Vale a pena, no entanto.

2 comentários:

Gustavo Gitti disse...

Vi logo que saiu. Adorei. Escrevi sobre ele no texto sobre vacuidade e impermanência nas relações: www.nao2nao1.com.br

Bjo!

Letícia disse...

Olá, Gitti. Seja bem vindo ao meu espaço. Um abraço.