terça-feira, 21 de outubro de 2008

A paixão nos tempos do cólera...


Para quem gosta de bons filmes dramáticos e é fã do grande Edward Norton, recomendo "O despertar de uma paixão", longa de 2006. Reconheço que drama não é um gênero fácil, mas a forma como a história, adaptada de um romance, é contada, emociona, verdadeiramente. Quem leu o livro, diz que Edward Norton, que foi um dos produtores, conseguiu fazer uma história ainda melhor.


O enredo trata da vida de dois jovens que se casam, mas que mal se conhecem. Um bacteriologista tímido e sem-graça Walter (Norton) apaixona-se pela exuberante e mimada Kitty (Watts). Ela não se encanta propriamente com ele, mas aceita o pedido de casamento, com o claro intuito de sair da casa da mãe.


Ela, casada, acaba traindo o marido com um homem que é o seu oposto: másculo, extrovertido, sedutor e com caráter duvidoso. O marido descobre e, amargo, quer vingar-se dela, levando-a para um lugar sem conforto e isolado na China, na época de uma grande epidemia de cólera.


O que virá da convivência destas duas pessoas feridas faz a magia do filme. Assim como Kitty, você passa a ver Walter de outra maneira. Como Walter, aos poucos você percebe que Kitty não é tão fútil assim. A paixão surge, então, de um casamento falido.


O casal não parece irreal, você sente que pode encontrá-los por aí, daí a emoção verdadeira que desperta. Isso deve-se muito ao talento dos dois atores, que estão magníficos. Vale, vale muito a pena a locação.

Um comentário:

Patricia Scarpin disse...

Um dos filmes mais lindos que já vi. Ambos estão maravilhosos.