sábado, 10 de janeiro de 2009

Maysa

Estão assistindo? Gostando?
Eu fui uma adolescente velha, que tinha letras de música da Maysa nas minhas apostilas do colégio. Não, eu não cresci nos anos 50, mas havia canções lindas de Dolores Duran (outra cantora de fossa) e da Maysa na trilha sonora de "Anos Dourados" (1986), das melhores minisséries já exibidas pela Rede Globo.
Sem desmerecer o Manoel Carlos, que assina a minissérie Maysa, Gilberto Braga, creio eu, faria melhor. Dizem por aí que "Maneco" escreve para mulheres e entende a alma delas, mas eu discordo. Chico Buarque faz isso lindamente, ele não. Suas Helenas e derivadas são demasiadamente histriônicas e mimadas, o que não me desperta nenhuma identificação. Ele está fazendo isso com Maysa; aos olhos de quem jamais ouviu falar dela, trata-se de uma mocinha geniosa e com talento, mas mimada e chata. E Larissa Maciel, a despeito de sua incrível semelhança física, parece-me muito afetada em algumas cenas, especialmente as de dublagem das músicas. Procure uma gravação, dentre muitas, no youtube, e você verá que Maysa não era assim, tão caras e bocas.
No entanto, estou seguindo a minissérie. O que é aquela reconstituição de época? E a fotografia? E as músicas? Tudo muito bonito.
A família Matarazzo, ao que parece, está aprovando a boa imagem passada de André Matarazzo, o primeiro marido de Maysa. Mas, o que dizer de Ronaldo Bôscoli? O ator (Mateus Solano), utilizando uma gíria da época, é um piteuzinho e está muito bem, natural no papel. No entanto, a imagem que se tem do Bôscoli é de que foi um carreirista bem cafajeste. E, por alguma razão que desconheço, trocaram o nome de sua noiva. Era Nara Leão a noiva traída por Bôscoli e não uma atriz chamada "Beta".
Encerro este post com a própria Maysa cantando "Ne me quitte pas", em uma interpretação comovente. De chorar.

2 comentários:

Vivi disse...

Para alguma coisa a minissérie serviu, me fez conhecer melhor esta sensacional cantora. E realmente, a melhor fotografia dos últimos tempos. No mais, se a Maysa tiver sido 1/3 da interpretação, que baita mala ela era!

Anônimo disse...

Olá, tudo bem? Eu, pra falar a verdade, não conhecia a história da Maysa.. isso que é o interessante: resgatar uma ícone da música brasileira.. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net