"Brasileiro não tem memória", dizem muitos. Eu concordo em partes quando converso com pessoas que nem sabem que houve uma ditadura no Brasil, ou que elogiam Fernando Collor e Sarney. Em contrapartida, sinto que nossos vizinhos chilenos e argentinos sofrem de reminescências. A impressão que tenho é que são povos mais melancólicos, passionais, saudosistas. Fazendo uma comparação grosseira, o ritmo símbolo do Brasil é o samba, enquanto que o da Argentina, por exemplo, é o trágico tango.Tudo isso para falar do filme mais emocionante que assisti nos últimos, sei lá, dez anos. "O segredo dos seus olhos" (2009), filme argentino que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro merece, de fato, todas glórias que recebeu. Há uma melancolia cortante que percorre todo o filme, apesar de te fazer rir com gosto em muitos trechos.
Os dois personagens masculinos principais sofrem com suas lembranças, associadas às mulheres que amaram e com as quais não puderam vivenciar e concluir uma história. O pano de fundo é o cinzento ano de 1974, auge da ditadura argentina (e também brasileira). O filme trata de histórias dolorosamente interrompidas. Em suma, trata-se de um filme de amor, ainda que seja também um drama e um bom suspense. Riso e choro se alternam na sala de cinema.
Apesar da estrela do filme ser o ótimo Ricardo Darín (ator fetiche do diretor Juan Jose Campanella), a fragilidade impressa por Pablo Rago comove. Aliás, esta ator participou de outro grande filme argentino, ganhador do Oscar de 86, o belíssimo "A história oficial", também passado nos tempos da ditadura. É um legítimo filme "de cinema", para assistir no escuro, olhando para uma tela grande, sem pausas para recuperar o fôlego. Vale a pena.
5 comentários:
Filme sensacional!!! Vimos na semana passada e adoramos. Os outros filmes com Ricardo Darín também são ótimos: O filho da noiva e O clube da lua (este eu vi 3X).
Beijos e origada por me achar no twitter. Não se assuste com as abobrinhas que escrevo!
Lê,
a correria me fez afastar um pouco da internet e do seu blog!Nessa tarde de domingo estou lendo os seus escritos e já peguei uma dica do filme!
Saudade de vc!
"Regininha"
Oi Let's!
Obrigada pelo comentário lá no blog! :)
Assisti "O segredo de seus olhos" por indicação de um professor de Direito Penal e amei!
É bem como tu disse: mescla cenas cômicas e trágicas muito bem e nos faz ir do riso ao choro muitas vezes!
A cena no bar, antes da do estádio me marcou demais... quando Sandoval fala que “As pessoas podem mudar de tudo: de rosto, de casa, de família, namorada, religião, de Deus... Mas tem uma coisa que não se pode mudar: não se pode trocar de paixão!”.
Até comentei sobre isso nesse post aqui http://carolisblogging.blogspot.com/2010/06/mudancas-vista.html
Beijos!
Letícia, eu gosto de cinema, mas estou impressionada com a quantidade de filmes que vc já viu. Até peguei umas dicas aqui, descobri que não assisti vários filmes interessantes ainda. Eu adorei este filme... o último filme que vi deste ator foi "Um conto chinês" que é ótimo também. bjs Tiemi
Tiemi querida
Assisto menos do que gostaria...rs. Aqui no interior a coisa é complicada. Eu não assisti ao "Conto Chinês", mas já me adiantaram que é ótimo. Vou tentar ver na minha próxima ida a SP.
Um beijão
Postar um comentário