A reparação é um mecanismo de defesa que uma importante psicanalista, Melanie Klein, observou em suas sessões de análise com crianças. Ele acontecia sempre que as crianças sentiam culpa por seus ataques imaginários a seus objetos de amor e desejavam devolver a eles a integridade perdida. Nestes momentos, é muito frequente que as crianças façam desenhos, queiram colar e consertar brinquedos quebrados, e expressem com toda a clareza a aspiração ao bem estar das pessoas que amam.
Há um belo filme sobre o tema, dos mais bonitos que já vi no cinema recentemente. Chama-se, na tradução em português, "Desejo e Reparação" e tem a bela Keira Knightley no elenco. O título original é simplesmente "Reparação" (Atonement), baseado em um romance de mesmo nome.
Alguns podem dizer que o filme fala sobre a inveja, de uma irmã sobre outra. No entanto, a beleza do filme reside justamente em todo o processo de tentativa de reparação da irmã dita "invejosa" para com a irmã que sofreu o ataque. Não há mocinhos, nem vilões no filme. Apenas seres humanos, vítimas de equívocos e de sentimentos menos nobres. Assim como você e eu.
4 comentários:
Nunca tinha olhado por esse lado!
Uma vez fiz a resenha desse filme no meu blog
http://barby12bass.blogspot.com/2008/06/desejo-e-reparao.html
...mas nao tinha atentado pra esse aspecto!
Bjos, moça!
O mais curioso (e lindo) Barbara é que ela (a irmã invejosa) faz uma obra como forma de recontar a história. Emocionante.
Bjos!
Nossa, adorei esse post. Estou estudando sobre a Melanie Klein, e estamos bem nessa etapa. Passa lá no meu blog também, fiz um post sobre a invenção da infância.
Oláá!
Amei o post!!
Assisti o filme recentemente e amei! Mas acho que só nós da área psi e um pouco entendido de Klein pra perceber esse aspecto. A pobre irmã é a super vilã que não queria que o rapaz do qual gostava se envolvesse com sua irmã...
Parabéns pelo texto.
Postar um comentário