domingo, 7 de agosto de 2011

O delicioso cinema dos anos 90

Naquele mecanismo comum que a gente tem de idealizar o passado, eu achava, nos anos 90, que filme bom eram os velhões, sejam os da era dourada de Hollywood, sejam os da nouvelle vague francesa. No entanto, eu nunca fui tanto ao cinema como naquela década. As boas salas de cinema ainda não tinham sido abocanhadas pela Igreja Universal e uma penca de filmes bons inovavam em estética e roteiro.

A década já começou "matando a pau" com thrillers como o eletrizante "O silêncio dos inocentes"(1991) e o polêmico "Intinto Selvagem"(1992). A partir da cruzada de pernas de Sharon Stone, a atriz tornou-se conhecida do grande público e foi considerada a mais bela mulher do mundo, com seus traços absolutamente simétricos. Após a brega e hiperbólica década de 80, chique era ser minimalista como Sharon e seus visuais limpos e sem frufrus.

Filmes sobre amizades intensas entre duas mulheres (com conotação implícita ou explicitamente sexual) invadiram os cinemas. Foi a década dos clássicos "Tomates Verdes Fritos"(1991) e de "Thelma e Louise"(1991), além do assustador "Mulher solteira procura"(1992). A temática feminista  presente nos dois primeiros filmes já havia sido abordada de outra maneira em "Acusados" (1988) na década anterior. No entanto, "Thelma e Louise", além de render indicações ao Oscar para suas duas protagonistas (Geena Davis e Susan Sarandon) o fez de forma mais marcante, com cenas que se tornaram antológicas. Isso, além de apresentar um novo galã: Brad Pitt.

Steven Spielberg, o diretor que já estava entre os jovens prodígios nos anos 70 e 80, inova com um longa metragem dos bons: "A lista de Schindler" (1993) que fez muitos chorarem no cinema. O filme, praticamente todo filmado em preto e branco faz uma abordagem mais crua do massacre dos judeus durante a segunda guerra. Gerou um documentário e várias controvérsias. A trilha, que conta com o conhecido John Williams era maravilhosa e cortante. Talvez este tenha sido um divisor de águas na carreira de Spielberg que também dirigiu o também vencedor de Oscars "O resgate do soldado Ryan" no final da década.

No entanto, foi em 1994 que a cerimônia do Oscar teve dois favoritos, inovadores a sua maneira. Foi o ano de "Pulp Fiction" e "Forrest Gump". Era um tanto óbvio que a conservadora Academia de Artes Cinematográficas não daria o Oscar ao sangrento e genial "Pulp Fiction", mas valeu a expectativa. Foi o filme que me apresentou a Quentin Tarantino e ressuscitou meu ídolo de outras épocas, John Travolta. A fábula de Forrest Gump acabou levando a melhor. A história do cara comum  e limítrofe que atravessa as décadas do século XX interagindo com personagens icônicos sem se dar conta foi, de fato, encantadora. E consagrou Tom Hanks que já ganhara o Oscar no ano anterior pelo igualmente inovador "Philadelphia", que abordava os preconceitos enfrentados por um portador do vírus da AIDS e homossexual. Todos estes filmes tinham trilhas sonoras pra lá de caprichadas.



Uma Thurman seduzindo John Travolta em "Pulp Fiction"
Enquanto isso, o polonês Kieslowski apresentava sua trilogia (Trois Couleurs: Bleu, Blanc et Rouge) e Almodóvar conquistava o público mundial com seus "Áta-me", "Kika" e "Carne Trêmula", além da visão maravilhosa de Antonio Banderas. Até o cinema nacional dá uma garibada e nos mostra no mesmo ano "Carlota Joaquina" (1995) e "O quatrilho", além de fechar a década com o sensível "Central do Brasil" (1999).

Hoje, os anos 90 já são passado. Nada como o tempo para valorizar o que se passou. E no caso, o cinema foi bom mesmo. E a época também. Saudades imensas do cine Bristol de Ribeirão Preto que, por sinal, virou igreja.

5 comentários:

Claudia disse...

Assisti Pulp Ficion no Cine Bristol, rsrs. E na saída do cinema me dei conta de que aquele era o melhor filme que eu já tinha visto na vida. Lembro de ter dito para a pessoa ao meu lado: "Eu preciso desta trilha sonora!". Todos os que vc mencionou são mesmo ótimos. Lembrei agora do professor de filosofia falando sobre o fim de Instinto Selvagem, rsrs, e do prof de Psicopatologia ensinando a diferença entre psicopata, psicótico e neurótico com o filme "O Silêncio dos inocentes". Lembra disso? Adoro te ler, já disse isso?? Já. Beijos saudosos!!!

Letícia disse...

Claudinha, eu me lembro de ter assistido todos esses "grandes" filmes no Bristol que tinha esse glamour todo. "Instinto Selvagem" causou frisson na nossa sala, eu me lembro. No entanto, das aulas do José Francisco eu nunca me lembro de muita coisa...rs.
Um beijo, querida

Luciana disse...

Oi tudo bem? Sou de Ribeirão Preto, vc tb? E como vc tenho muitas saudades do Bristol, nossa qdos filmes assisti lá. Sempre leio o seu blog. Sucesso, bjos.

Letícia disse...

Olá, Luciana, seja bem vinda! Eu estudei em Ribeirão; fiz Psicologia na USP. Hj, moro em Botucatu. Muitos dos grandes filmes que assisti foram no cine Bristol!
Bjo grande e volte!

Anônimo disse...

Pulp Fiction tem uma das melhores trilhas sonoras da história do cinema "não clássico". Adiciono a estes, "Singles - Vida de Solteiro", mais underground, mas com trilha sonora de Alice In Chains, Pearl Jam (inclusive com Eddie Vedder participando do filme como baterista). Ah, anos 90! Saudades...