domingo, 14 de agosto de 2011

Lerê, lerê...

Embora tenha ouvido e estudado a respeito, eu fui somente ter acesso aos efeitos do comunismo no Leste Europeu quando visitei algumas cidades, há alguns meses atrás. E conheci mulheres jovens que, até a adolescência, nunca tinham ouvido falar dos Beatles ou Elvis Presley, por exemplo.
Qualquer manifestação da subjetividade era reprimida; qualquer adoração religiosa ou cultivo de ídolos que não fossem os seus governantes era proibida. Cabeças de santos foram cortadas, muitas igrejas e templos destruídos. Poesias, canções que não fossem relacionadas à exaltação dos governos ditatoriais não podiam existir. Hoje, mais de vinte anos após a queda do Muro de Berlim, símbolo máximo da Europa comunista, uma certa melancolia  ainda pode ser percebida em cidades como Budapeste e Praga.
No entanto, ainda na década de oitenta, uma novela brasileira conseguiu ultrapassar a cortina de ferro. Ela foi talvez, a novela mais vista no mundo todo: "A escrava Isaura", de 1976. Hoje, talvez eu possa entender melhor o fenômeno.
Arrisco-me a dizer que mais do que  Pelé,  futebol e Carnaval, em Budapeste, os brasileiros são associados a Isaura (Lucélia Santos). Você fala que é do Brasil e eles dizem "Isaura", com aquele sotaque engraçado. Conversando com nossa guia, ela me explicou que a figura de Isaura foi a primeira a despertar paixão nos húngaros depois de muito tempo. "Não somos um povo muito apaixonado", ela disse, "especialmente depois de anos de guerra e repressão, mas a novela brasileira mudou um pouco isso". Devemos lembrar que o romance de Bernardo Guimarães, que deu origem à novela, é a história de uma escrava branca, doce e pura de coração que é vítima de seu senhor, devasso e cruel. O senhor Leôncio (Rubens de Falco) faz, durante a novela, as maiores maldades com Isaura, inclusive assediando-a, mas ela resiste e suporta. Em uma das frases do romance, diz ela que Leôncio é dono do seu corpo, mas não do seu coração:“ Não, por certo, meu senhor; o coração é livre; ninguém pode escravizá-lo, nem o próprio dono.”


A guia de Budapeste contou-me que era comum inclusive pessoas céticas e intelectuais juntarem dinheiro para comprar a liberdade da escrava Isaura enquanto a novela passava por lá. A visita de Lucélia Santos ao país foi um fenômeno. Pessoas saíram de casa com um frio de vinte graus negativos para poder ver a atriz. 

Pensava comigo: o que tem a "Escrava Isaura" como novela para fazer tanto sucesso assim em países tão longínquos como Hungria, Rússia e a China? Parecía-me uma história comum, um folhetim como tantos outros. Entendi, enfim, que uma história abolicionista brasileira tinha, de fato, muito a ver com o desejo de liberdade de muitos povos entregues a seus "senhores", tão cruéis como o assustador Leôncio. Parece que a novela, mais do que entretenimento, trazia um sopro de esperança através da identificação com a escrava. E também eu, depois desta experiência de viagem, passei a ver  a novela (primeira escrita por Gilberto Braga) com outros olhos e outros afetos.

23 comentários:

Anônimo disse...

Lucélia Santos é um fenômeno mundial, um sucesso estrondoso, a única atriz brasileira a ser famosa nos 4 cantos do mundo. Antes, só Carmem Miranda fez tanto sucesso.
Comparar Carmem E Lucélia me fez lembrar a recepção fria que nossa bombshel teve ao retornar famosa dos EUA. Foi uma grande decepção a nossa diva: ser rejeitada no próprio país n foi fácil.......e o mesmo se repete com Lucelia, q n recebe convites pra novelas há anos. tá na hora disso tudo mudar.

Letícia disse...

Eu acho uma injustiça com Lucélia também, anônimo. Uma atriz que tem uma trajetória invejável e rara na televisão e no cinema. Ah, volte sempre!

Anônimo disse...

QUAL OUTRA ATRIZ FEZ TANTO SUCESSO MUNDO AFORA E AINDA POR CIMA ENGAJADA NAS QUESTÕES SOCIAIS E POLÍTICAS? POIS É, ESSA ATRIZ É A BRASILEIRA MAIS FAMOSA MUNDO AFORA POR SUA ATUAÇÃO EM TELEVISÃO, TEATRO E CINEMA. E SE CHAMA LUCELIA SANTOS. NENHUMA OUTRA ATRIZ BRASILEIRA É TÃO FAMOSA, NENHUMA OUTRA ATRIZ BRASILEIRA CHEGOU PERTO DO SUCESSO DESSA ATRIZ QUE HÁ POUCO FOI AOS JORNAIS DECLARAR QUE JÁ FEZ DE TUDO PRA VOLTAR A ATUAR NO SEU PAÍS, POIS A MESMA PRECISA SOBREVIVER DA ARTE. SERÁ QUE ESSA INJUSTIÇA NÃO TÁ NA HORA DE ACABAR? TALVEZ NO DIA EM QUE ELA ESTAMPAR AS PÁGINAS POLICIAIS POR AGREDIR ALGUÉM, POR PORTE DE DROGAS OU SER PRESA POR EMBRIAGUÊS ELA VOLTE A PROTAGONIZAR UMA NOVELA DA REDE GLOBO. LUCELIA É MULHER DE FIBRA, CORAJOSA, INTELIGENTE, POLITIZADA, TALENTOSA E CERTAMENTE SOFREU E CONTINUA SOFRENDO DA INVEJA ALHEIA.

Flavio Melo disse...

Outro dia tava lendo a revista da tv e fiquei desconfortável ao ler matéria com a atriz Lucelia Santos dizendo que já fez de tudo pra voltar a tv e que não recebe convites. Será que é o final dos tempos, que enlouqueci ou que vivemos num país injusto e sem memória? Lembro a primeira vez que a vi no cinema em Luz del fuego e que fiquei extasiado com tanto talento, sem dizer as novelas que protagonizou, todas de um sucesso inenarrável. Carmem, na minha opinião, é a melhor novela de todos os tempos. A interpretação de Lucelia com a pomba gira é de arrepiar. E fico a me perguntar: como um talento que já conquistou o mundo inteiro, que recebeu premios no exterior, que é brasileira, talentosa, da paz pode continuar fora da tv? E os diretores amigos da Lucelia, por onde andam e por que não fazem nada e por q numa situação dessas a classe artística não toma uma atitude pra reverter tudo isso...

Aída disse...

Os artistas de outrora que tanto nos emocionaram estão desempregados, vendendo água de coco na rua, cometendo suicídio e indo aos jornais pedir um papel na tv. Que absurdo!! Concordo com o comentário acima quando diz que a classe artística devia se mobilizar contra esses absurdos!

Dardja disse...

Não é de espantar que estamos no Brasil! Não é somente a Lucélia Santos que está sem convites pra atuar em novelas. Metade das atrizes e atores de talento estão fora da tv. É sempre a mesma panelinha: tony ramos, regina duarte, susana vieira. E os diretores de novela? Será que eles não estão nem aí pra tudo isso? Vejam o exeplo da TEREZA RAQUEL, que depois do imenso sucesso na novela QUE REI SOU EU, sumiu, n recebeu mais convites pra trabalhar, as portas se fecharam. Lucélia é uma dentre tantas outras que estão esquecidas por aí. O lance agora é ser atriz bunda, bbb, cantora, apresentadora, sem dizer os filhos, netos, amantes, esposas, ex....E VIVA A CULTURA E A MEMÓRIA NACIONAL!!!!!!

Mauro Frias disse...

Concordo com vc Dardja. Hoje li que a Ivete Sangalo participará da série As Brasileiras da rede globo. Poxa vida, Ivete já é famosa como cantora. Será que é realmente necessário tê-la tbm como atriz? E as atrizes que estão fora da tv, por q não as convidam? Talvez a globo chame a mulher melancia, a Marília Gabriela, o Tiririca, a Gisele Bundchen. Ah, só agora entendi: tá faltando artista no Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Letícia disse...

Talvez seja um dos meus posts mais comentados. Fico feliz por tanta gente se manifestando a favor de artistas esquecidos e talentosos. Infelizmente o esquema funciona com lógica de mercado: o que vende? o que o povo gosta de consumir? Há também a lógica dos contatos: vc precisa ser bem relacionado para estar "no ar"; só talento não basta. Fico feliz por Narjara Turetta ter voltado com o talento de sempre na novela de Walcyr Carrasco. E por Gilberto Braga ter dado chance a outros tantos que andavam obscurecidos em Insensato Coração. No entanto, cadê Lucélia, né?
Um abraço a todos

Saulo disse...

Espero que a Narjara continue na tv, já que programas fixos, novelas, séries e especiais é o que não falta na globo. Duvido muito que isso aconteça, mas torço por ela.
Lucélia Santos não é somente famosa no exterior pela ISAURA, mas tbm pela Sinhá Moça e Ciranda de Pedra.
Outro dia li algo interessante num blog que dizia o seguinte: Na globo pra ser protagonista o ator/atriz tem que se envolver em escândalos ( vide Fabio Assunção, Vera Fischer, Marcelo Antony, Susana Vieira) esse tem papel garantido no horário nobre.
e continuava dizendo que no dia em que a Lucélia se envolver em algum escândalo pesado, ser presa por porte de droga, ou por agressão física ela voltará correndo a tv.
rsrssrsrs

Anônimo disse...

Lídia Brondi que estava certa quando caiu fora...e Sonia Braga e Bruna Lombardi quando partiram pro exterior...estariam agora na lista das esquecidas, das injustiçadas.
Pouquíssimas atrizes da geração da Lucélia continuam na ativa.
Sonia Braga já deu mil entrevistas reclamando da falta de convites, recentemente foi Lucélia Santos, a Narjara quase passa fome, Neuza Borges, se não fosse a Gloria Perez estaria tbm passando necessidades e já foi a tv pedir emprego. Ainda bem que a Fatima Freire voltou no SBT.

Letícia disse...

Vou fazer um comentário que talvez desagrade alguns: acho Sônia Braga superestimada. Lucélia Santos é muito melhor atriz, por exemplo. E Lídia Brondi é minha colega de profissão agora: psicóloga.

Anônimo disse...

Além da Ivete Sangalo participar da série As Brasileiras, a Xuxa tbm fará parte??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? e olha que o Daniel Filho é amigo da Lucélia Santos!!!!!!!!!!!!!!!!!

Solange Marques Lima disse...

Quando a Lucélia fez a peça As traças da paixão do Alcides Nogueira, li uma entrevista com o mesmo onde ele elogiava muito a atriz e que a queria na tv, cinema e teatro. Pois bem, temos o Astro e kd a Lucélia? Ela mesma, na revista da tv, confessou ter ligado pro geraldo carneiro e pedido papel e certamente deve ter feito o pedido ao próprio Alcides. No ano em que Isaura faz 35 anos de sucesso absoluto, não só no Brasil mas no mundo todo, sua protagonista maior está fora da tv, e da tv globo há mais de 25 anos.

Cesar disse...

Concordo quando dizem que a classe artística é desunida. Deveria haver espaço para todos. Se há espaço para gente sem talento, por que não há para os talentosos?

Anônimo disse...

Gente, me desculpe mas a Lucélia Santos não tá nem aí pra globo. Ela já é famosa em todo o planeta, em seu primeiro trabalho já foi um megasucesso, depois vieram filmes e peças de sucesso e mais novelas. Enquanto vcs perdem tempo aqui, discutindo o que deve ou não ser feito, Lucélia colhe os louros da fama em viagens e recebendo prêmios.
Sem perceber, quem sai perdendo são as emissoras do país e o público que não veem tv de qualidade.

Carlos disse...

Deveria haver uma mesa redonda com jornalistas, autores e diretores de novelas pra que todos nós consigamos entender o que tá acontecendo nas emissoras de tv, como são as escalações para novelas, mini-séries e especiais, se eles não se sentem constrangidos com tanto descaso, tanta desumanidade.
Que tal isso acontecer logo? Uma mesa redonda ou o tema ser debatido ao vivo num programa de tv?

Anônimo disse...

Lucélia Santos é a melhor atriz brasileira. Não entendo o por q de tanto auê com a Fernanda Montenegro. Nunca achei o trabalho dela excepcional. Acho-a uma atriz normal.
Agora ao comparar a trajetória da Lucelia, a diversidade de personagens e a corajem que ela teve ao se desnudar em frente as câmeras, aí sim, eis uma estrela de quinta grandeza.

Anônimo disse...

Lucélia foi prejudicada na carreira ao deixar a globo e ir pra manchete fazer Carmem de Glória Perez. A novela foi um sucesso e ajudou a autora a ser reconhecido nacionalmente. Já Lucélia nunca mais fez nada da autora. Parece que o pacto com a pombagira ainda está de pé e quanto a Gloria Perez, essa se deu bem na globo e esqueceu da Lucélia. Será que ela não tem noção de que a Lucélia foi muito prejudicada ao ter coragem de trocar a globo pela manchete pra fazer novela sua? E será que ela é tão insensível ao ponto de não querer Lucélia numa novela sua, sempre com muitas personagens?

sonia maria disse...

Pois é, Gloria Perez deveria convidar a atriz Lucelia Santos para uma de suas novelas. O que nao falta é personagens.

Anônimo disse...

Pelo menos a Lucélia Santos entra na lista das mais MAL VESTIDAS do brasil. Nunca vi alguém se vestir tão mal. Ainda essa semana eu a vi na leitura do livro do Michael Jackson e ela estava maltrapilha com uma calça toda rasgada (isso não se usa mais há séculos) e parecia que ia a feira. Sem contar que os cabelos sempre fora de moda também. Poxa pra uma atriz cinquentona ela devia usar trajes adequados. Se a mulher viaja tanto, deve ter dinheiro pra comprar roupas decentes. Tomara que ela volte logo a tv e que contrate um personal stylish, com urgência!

Anônimo disse...

Poxa, será que foi o pacto com a pombagira que a Lucelia fez em Carmem que deixou ela nessa situação???

Anônimo disse...

Depois daquele pacto, nunca mais ela fez sucesso!!! Xô pombagira!!!

Paula disse...

Mas é um absurdo convidarem a Xuxa e Ivete para ocupar lugar das atrizes. Elas já tem o lugar delas em suas devidas profissões. Não precisava disso!!!