domingo, 22 de abril de 2012

Razões que a razão desconhece

Assisto novela no twitter. Sim, sou uma nerd noveleira. Algumas novelas (e outros programas) são melhores assistidos em bando. Como não moro com um bando de gente, recorro ao twitter. Em tempo real você comenta a cena, lê comentários, atenta-se a um detalhe despercebido, ri com uma observação engraçada, enfim. Pessoas que você nunca viu na vida, mas que são tuiteiros compulsivos, passam a ser seus companheiros de sofá.

Há muito tempo não assistia a uma novela, mas "Avenida Brasil", "a nova das nove", é bem escrita, é engraçada e tem um bom equilíbrio entre uma linha condutora dramática e alguns núcleos cômicos. Entre vários comentários durante os últimos capítulos da semana, duas tuitadas muito semelhantes me chamaram atenção:

"Só em ficção para um Cauã Reymond trocar uma Nathália Dill por uma sem sal como a Débora Falabella."

"Avenida Brasil está extrapolando na ficção. Tessália com Leleco, Adauto com Muricy".

As duas tuitadas (coincidentemente ou não) foram escritas por homens. As duas pressupõem o seguinte: só causa desejo no outro o jovem e belo. Se o belíssimo Cauã tem a opção de duas jovens, logo, escolheria a mais bonita. Se a miss Chapinha Tessália (Débora Nascimento) está com o sessentão Leleco (Marcos Caruso) e não é interesseira, o autor da novela estaria exagerando na licença poética, digamos. O mesmo se diria de Muricy (Eliane Giardini) e Adauto (Juliano Cazarré), um rapaz que poderia ser filho dela. Em cena de ontem em que se insinuou que Tessália e Leleco faziam sexo, tuitadas apareceram na minha timeline expressando nojo.



Bom, que os jovens e belos têm mais facilidade em despertar desejo, isso é inquestionável. A Biologia pode explicar, a Psicologia e a Psicanálise também. Taí uma das razões (senão A RAZÃO) por esta busca frenética pela juventude e beleza. No entanto, a coisa é muito mais complexa. Canso de ver mulheres lindas serem trocadas por outras aparentemente sem graça. Gordinhas que traçam meio mundo (oi, Preta Gil) e nerds estranhíssimos com mulheres estonteantes. E dá-lhe revistas femininas (e agora masculinas!) ensinando como dizer a coisa certa, na hora certa, o que vestir, como mexer no cabelo, etc, etc, para causar desejo no outro. Pode até ajudar, mas que isso é muito pessoal, é. Não há regra geral.

Um conhecido meu acha que uma das mulheres mais sexies do Brasil é a Regina Casé. Minha gente, eu penso tudo da Regina Casé, menos que ela é sexy. Tá certo que ele assistiu aquele montão de filme da Regina Casé no Canal Brasil, mas sexy?  Uma das mais sexies do Brasil???

 A conclusão de tudo isso é que o desejo não é óbvio como as revistas e os livros de auto ajuda querem pregar. Não há receita única. Que o mundo anda cada vez mais narcisista, eu não tenho dúvida, mas o amor (e o desejo) não acontece só entre iguais. Grande João Emanuel Carneiro que está tentando subverter o estereótipos em uma novela. E quem foi que disse que a ficção não faz pensar?

4 comentários:

Rebeca disse...

Fantástica observação, Leticia!
Estou morando fora do Brasil, mas já ouvi falar nessa novela. Meus irmãos comentam muito q é maravilhosa.
Concordo com vc, mas tb concordo com cos comentários das pessoas. hehe

Penso assim:
Aparência é importante SIM, mas tem uma hora que n tem beleza q segure um homem...

Beijo!

Claudia disse...

Para mim, atrair o sexo oposto tem TUDO a ver com auto confiança e é por isso que Regina Casé nada de braçada. Preta Gil idem.
Ontem li um teste "Será que vc é homossexual?" e a pergunta era: Vc beijaria Megan Fox se pudesse? Uma leitora comentou: "Megan Fox não, mas Regina Casé com certeza!!!". Regina é fodona mesmo. Num filme aí ela até casou com 3!!! rsrs. Moça noveleira, queria ver novela para te entender melhor :o(
Adoro te ler.

Anônimo disse...

Menina, como é bom ler essas observações que você faz! Dá gosto de ler!

Na minha opnião a sociedade de hoje está tentando ensinar fórmulas para atrair, para segurar o casamento, como ser sexy... Menina, é tanta baboseira que me dá nojo! Você olha para as meninas de hoje e vê que a cor dos cabelos são iguais, as roupas são iguais, a cor dos esmaltes... Meu povo, não existe fórmula! Cada ser tem sua beleza! Cada um é o que é! Não existe fórmulas... As fórmulas pra mim só funcionam na matemática, na física, na química... Mas na vida, a vida é a arte do descobrir, do se encontrar, do se perder...

Enfim... :)

Um beijo!

Letícia disse...

Claudinha: Regina Casé rocks...rs.
Eu acho que auto confiança (o tal "confiar no taco") é importante, mas tem gente que tem o borogodó. Além disso, cada um tem seus fetiches. Escrevi sobre os meus neste post velho aqui:

http://letrasdelets.blogspot.com.br/2008/11/o-poder-de-um-par-de-culos.html

Rebeca e Suyene: o mundo anda ávido por receitas e tem um montão de gente disposta a dar (e ainda ganhar com isso...rs).

Bjos, meninas!