terça-feira, 1 de outubro de 2013

Cláudio Cavalcanti

Foi com tristeza que li a notícia da morte de Cláudio Cavalcanti no último domingo.Cláudio Cavalcanti está entre os grandes galãs dos anos 70 e 80, junto de Tarcísio Meira, Francisco Cuoco e Cláudio Marzo. Tarcísio Meira era o galã épico, com seu porte altivo e rosto esculpido à canivete. Cláudio Marzo e Cláudio Cavalcanti faziam homens bonitos, mas comuns. Quando começaram a envelhecer (com cabelos brancos e entradas), continuaram sendo galãs. Cavalcanti, assim como Tarcisão e Marzo, gravou a clássica “Irmãos Coragem” (1970/71), o faroeste tupiniquim criado por Janete Clair. Jerônimo Coragem, um dos personagens mais lembrados do ator, era o irmão idealista e combativo, cuja cena de morte está entre as grandes da teledramaturgia brasileira.  Lembro-me muito também de Danilo, o personagem problemático que ele fez em "Sétimo Sentido" (1982), também de Janete Clair, além, é claro, do politizado padre Albano, de "Roque Santeiro" (1985).

Jerônimo, João e Duda: os Irmãos Coragem

O ator não era, nem de longe, o meu preferido, mas sua voz era inesquecível e traz lembranças da minha infância noveleira. É desta voz que eu sentia falta e que vou ouvir, pela última vez, na segunda temporada de Sessão de Terapia (que será apresentada no canal GNT, a partir do próximo dia 07). Ele será Otávio, um empresário racional que começa a apresentar crises de pânico. Consta que ele mergulhou fundo na composição do personagem e suas cenas são emocionantes. Uma pena ter morrido antes de colher a repercussão do que seria o seu último trabalho.

Além do trabalho inédito, é possível revê-lo como o professor Edir em "Água Viva" (1980), novela de Gilberto Braga que começou a ser reprisada ontem, pelo Canal Viva. Está lá um Rio de Janeiro que não existe mais, mocinhas sem silicone, trintonas sem botox, homens sem músculos (e com pêlos), cabelos com muito volume e frizz, além de um roteiro bem alinhavado. Cláudio Cavalcanti era um herói de novelas que representava bem esta época. Rugas no rosto, olhar expressivo e muito talento. Ele parecia um homem de verdade.

Nenhum comentário: