segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Uma noite em 67...


Ainda que você não seja saudosista como eu, vá assistir "Uma noite em 67". Uma preciosidade e tem que assistir no cinema mesmo. Eu me senti nos auditórios da Record, tive vontade de bater palmas, gritar e cantar junto, torcer e vaiar. Tá, sou louca, mas que vale a pena, vale. Na televisão, não adianta, não tem o mesmo efeito.
Logo no início do documentário, você vê Edu Lobo cantando o seu "Ponteio" e a platéia enlouquecida, gritando o nome de Edu. A platéia, esta que era um personagem a parte, capaz de descompensar Sérgio Ricardo e seu violão. Pobre Sérgio Ricardo, que ficou marcado pela vaia por toda uma vida.
É muito engraçado ver os pra lá de grisalhos Roberto, Caetano, Gil e Chico como moleques. Eram uns meninos, fazendo piadas nos bastidores, brincando com o nervosismo. Todo mundo já foi menino e iniciante um dia, até mesmo Roberto, Caetano, Gil e Chico. E Roberto, ah o Roberto, o que o tempo fez dele?
Triste é constatar que um dos nossos maiores letristas, Chico Buarque, é um homem de poucas, muito poucas palavras. Sabia que eram poucas, não sabia que eram tão poucas. Ele diz não se lembrar da letra de "Roda Viva", uma das minhas canções preferidas, das mais lindas. Ele só se lembra do refrão e olhe lá. Percebi que sinto mais falta da juventude de 67, eu, que nem era nascida, do que ele, que compôs um dos hinos daquela geração. Talvez eu sinta falta de uma passado que não existiu, de uma juventude aparentemente tão mais colorida, criativa e aguerrida do que a minha. Idealizada, sem dúvida.

O cinema estava cheio, entre jovenzinhos e pessoas bem mais velhas. Comprei o último ingresso e a sessão seguinte estaria igualmente lotada. Bom revisitar um tempo em que festivais de boas canções faziam as vezes de Big Brother.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ola!!! Sou do Jornal Tribuna e estou fazendo uma matéria sobre "blogueiras". Gostaria de um contato com vc, para que possamos conversar, pode ser?

Meu e-mail: reportagem@tribunasite.com.br
aguardo retorno!

Obrigada,
Josiane Lopes

(FAVOR NAO POSTAR!)

Ju disse...

Oi, Leticia, será que vai lembrar de mim? Sou a Ju Teófilo (Tete)(amiga da Mariana, da Érika A....de RIbeirão Preto- eu fiz odonto, lembra?) ADOREI seu blog. Nao sabia que tinha um. Estou lendo avidamente, me divertindo, refletindo, me emocionando. Parabéns!
Vou linka-lo no meu (modesto, mas limpinho) bloguinho. Se tiver um tempinho passa lá. Ele é zoado, mas sempre aberto pros amigos!
Bjs
http://mundohumanobyju.blogspot.com

Letícia disse...

Ah, que delícia ler tudo isso! Ju, vc é inesquecível, como não iria lembrar? Aliás, sei q vc gosta de velharias como eu...rs. Vou te fazer uma visitinha. Sinta-se à vontade aqui e volte sempre!
Bjocas