domingo, 6 de dezembro de 2009

As mulheres de Manoel Carlos

Dona Helena, eu vou bater um bolinho pra senhora! Onde já se viu ficar sem comer?
É de praxe associar o autor Manoel Carlos ao Rio de Janeiro, ao Leblon e ao balanço agradável de clássicos da bossa nova. Além disso, outra característica que atribuem a ele seria "a facilidade em decifrar a alma feminina", praticamente um Chico Buarque da teledramaturgia brasileira. Ora, mas o que seria, afinal, a tal "alma feminina"? De que mulher fala Manoel Carlos?

Em sua maioria, as mulheres de Manoel Carlos são ricas. Algumas muito ricas. A maioria não trabalha ( o que fazem, por exemplo, Tereza e suas filhas? Betina ou mesmo a drunkoréxia Renata?). Elas podem ser professoras ou médicas, mas tanto as escolas como os hospitais em que trabalham parecem um shopping center.

Aliás, para não cometer injustiças, algumas mulheres de suas novelas trabalham muito. Além da conta, quase escravas. São as empregadas domésticas, sempre uniformizadas a qualquer hora do dia e da noite. Elas se dividem em duas categorias: as cordatas, quase santas, "ouvido penico" da patroa, ou as curvilíneas perigosas, objeto de cobiça do patrão.

Ah, as mulheres de Manoel Carlos são barraqueiras. Adoram uma baixaria. Algumas rolam no chão aos tapas com outra mulher. Geralmente por conta de outro homem.

E elas comem? Nem pensar. As mulheres de Manoel Carlos têm horror à calorias. E não estamos falando das personagens que tem transtornos alimentares, mas de todas. Só comem saladinhas, estão sempre de dieta.
As mulheres de Manoel Carlos são fúteis. Só falam de roupas, dietas, homens e, principalmente, mal de outras mulheres. Os homens aparecem em seus discursos como objeto de disputa de poder entre elas, não como objeto de amor. Aliás, o que seria amor nas novelas de Manoel Carlos? Você sabe?

Sei lá, não consigo me identificar com essas mulheres. Novela é ficção e entretenimento, mas "Viver a vida" só tem conseguido me deixar irritada. As mulheres de Manoel Carlos são mulheres lidas a partir da cabeça de um homem machista. Estou errada?

4 comentários:

Fernanda Reali disse...

Bom dia! Vim retribuir a visita ao meu bloguinho!

Adorei o texto sobre as mulheres de Manoel Carlos. Eu era fã dele desde sempre, mas as últimas duas novelas não me empolgaram e hoje vejo só uma vez por semana.

Era tão fã que até dei o nome de Helena à minha filha. Uma tarde, caminhávamos no calçadão do leblon, na altura do Baixo Bebê quando o encontramos, conversamos e o apresentei à minha Helena. Ele fez um comentário doce e seguimos andando.

Minha Helena favorita foi Regina Duarte em História de amor, trabalhadora e corretora de imóveis, vida real, parecida com a de muita gente que conheço.

Nem vou opinar sobre Viver a Vida, pois só assisto obliquamente, com o volume no mudo, para ver os cortes de cabelo e decoraçao, enquanto navego na net.

Beijos e parabéns pelo blog!

Letícia disse...

Oi Fernanda! Conheci seus escritos através de seus comentários lá no blog da Aninha. Compartilhamos de muitas semelhanças.
Eu tb já gostei muito do Manoel Carlos, era dos meus autores favoritos junto do Gilberto Braga. Eu até gostei de Laços de Família (cuja foto ilustra o post). Esta última dele está muito fraquinha.
Um beijo e volte!

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Eu não sou fã da novela Viver a Vida... Acho beeem fraquinha, apesar da boa ideia da superação. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

Valdecy Alves disse...

A Novela das 08 da globo: VIVER A VIDA é arte. Responda você mesmo(a) após ler o artigo que escrevi e postei no meu blog:

www.valdecyalves.blogspot.com